Os vereadores de Guarapuava voltaram atrás durante a sessão desta segunda feira (30) e ‘tomaram’ o Título de Cidadão Honorário do Município que estava sendo concedido ao deputado federal Zeca Dirceu (PT). Na última semana, na sessão do dia 24 de setembro, os vereadores aprovaram por unanimidade a concessão do título. Porém, na sessão desta segunda feira, ele foi derrubado, com 15 votos contra e apenas seis favoráveis.
O autor da proposta, vereador Celso Colody (PT), o “Polaco”, disse que foi pego de surpresa com a mudança de voto dos vereadores situacionistas. “Infelizmente, a política é assim. Só fiquei frustrado porque primeiro dão e depois tomam de volta. Ontem ficou claro que seria melhor a presidência dispensar os sete vereadores de oposição, pois somente será aprovado na Câmara o que for de interesse direto do Executivo. Ao menos os salários seriam economizados”, lamentou o vereador.
Já o líder da bancada, vereador Airson Horst (PPS), disse que os vereadores situacionistas avaliaram melhor durante o final de semana o projeto e chegaram à conclusão que não há motivos para a concessão ao deputado federal. “Nós entendemos que o Título de Cidadão Honorário tem que ser concedido a quem trouxe melhorias, desenvolvimento ao município. E nesse caso não houve isso ainda”.
Horst também destacou que na sessão desta terça feira (1º) apresentará uma emenda para alterar a redação do parágrafo 98 do Regimento Interno que trata sobre a concessão de títulos de cidadania. “Vou propor que pessoas que ocupem cargo público não possam receber título. Não faz sentido homenagearmos com o título pessoas que se beneficiam de programas federais, por exemplo, para se destacarem nos municípios. Depois de concluírem seus mandatos e terem realmente trabalho pelo desenvolvimento do município o título pode ser concedido”.